É significativo o contributo da indústria extractiva, visto que Portugal é um país relativamente rico, no que respeita à quantidade e diversidade de recursos minerais, nomeadamente de rochas industriais e ornamentais e de águas minerais e de nascente. Em relação a economia nacional, a indústria extractiva pode ter, em termos regionais e principalmente nas áreas economicamente mais deprimidas, uma expressão relevante no nivel da criação de riqueza e sobretudo da oferta de emprego.
Em Portugual:
O cobre é o recurso mineral com maior produção, sendo particularmente utilizado nas indústrias eléctricas, em que as suas propriedades fazem dele um óptimo condutor da corrente e resistentes à corrosão. As maiores reservas de mineiro de cobre da Europa situam-se no nosso país.
O ferro é um dos recursos minerais metálicos de maior importância a nivel mundial e constituía a principal matéria-prima da indústria siderúrgica. No nosso país existem razoáveis quantidades de minério de ferro, estando as principais reservas localizadas em Moncorvo, Marvão e Cercal.
O volfrâmio destina-se essencialmente ao fabrico de aço extraduro e de filamentos de lâmpadas eléctricas incandescentes. No nosso país, este mineral é relativamente abundante nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança.
Evolução do comércio externo, no periodo 2001|2005
Desde 2001 até 2004, havia mais importações do que exportações, com a existencia de matérias-primas|recursos em quantidade suficiente para vender; existencia de compradores interessados em adquirir a matéria-prima|recursos; preços competitivos, que são estabelecidos no mercado bolsista internacional, pois assim, sabemos que já em 2005 houve mais exportações do que importações.