Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009
Impactos ambientais da indústria extractiva
A indústria extractiva, à semelhança da maior parte das indústrias transformadoras, tem sobre o ambiente uma série de consequências negativas, principalmente nas áreas ou regiões onde se processa a exploração. Tal como a contaminação dos solos e das águas(superfícies e subterrâneos), a degradação da paisagem e a poluiçao atmosférica e sonora.
- A contaminação dos solos e das águas, este aspecto negativo deve-se principalmente no caso das minas metálicas, e caso estes resíduos de exploração, não forem tratados podem dar origem a produtos químicos, tóxicos e radioactivos, que acabam assim por contaminar os solos e as águas.
-A degradação da paisagem acontece quando a formação de escombreiras, em consequencia de acumulação de detritos produzidos pela extracção mineira. Estes provocam muitas vezes a destrição de vastas áreas florestais e agrícolas e até o desaparecimento de colinas e montanhas ,estas que acabam por transformar-se em autenticas crateres, cheias de lixo e de água estagnada, assim tornam problemas ao nível de sáude públicas.
-A poluição atmosferica e sonora resutam do movimento das máquinas e dos constantes redondamentos de cargas explosivas que para além do barulho que produzem , são também umas das causas responsaveis pela contaminação do ar por grandes quantidades de partículas e poeiras.